É preciso falar sobre ressocialização de jovens infratores!

Você sabia que a cada 10 adolescentes que cometem infrações, 8 não voltam a cometer delitos?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou um levantamento em 2020, analisando o caso de 5.544 adolescentes que cumpriram medida de privação de liberdade.  A cada 10 jovens que cometeram delitos, 8 não voltaram a reproduzir o comportamento.

Os dados mostram que é possível mudar de vida, ter uma outra perspectiva e, além disso, motivação para não voltar para a vida do crime. E nós podemos ajudar! É por isso que devemos insistir tanto na ressocialização, porque por meio da educação é possível inserir esses jovens no mercado de trabalho. Um trabalho com uma base consistente, com planejamento e acompanhamento, é imprescindível para que os adolescentes mantenham-se no caminho certo e consigam mudar de vida.

Dados do Infopen, que realiza um levantamento nacional de informações penitenciárias, mostra que 30% do sistema prisional é formado por jovens infratores de 18 a 24 anos. Para os jovens infratores menores de idade, têm como destino a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), que por meio de medidas socioeducativas, trabalha para a ressocialização dos jovens na sociedade, mas só isso não basta. É preciso que o mercado de trabalho abrace a ideia e abra as portas para esses adolescentes.

Pensando em todas as problemáticas do sistema prisional para jovens infratores e visando compreender formas de contribuir positivamente para a sociedade, a Ideia Crua contrata, desde 2020,  mão de obra de egressos de todas as idades, com infrações diversas, para trabalhar no setor de estamparia. Em contato diário com esses indivíduos, atuando na produção da empresa, foi possível compreender o que os motiva, quais são as suas necessidades e, mais que isso, foi possível encontrar formas de mudar a vida deles.

Reunindo as experiências que tivemos com os nossos funcionários da estamparia, conseguimos adaptarmos a nossa comunicação e a nossa conduta para acolher esses jovens infratores e não apenas inseri-los no mercado de trabalho. E foi assim que surgiu o Na Função!

A nossa nova ação social está sendo feita em conjunto com as unidades de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE) e tem como objetivo empregar jovens infratores que estão em processo de ressocialização. Acreditamos que suporte psicológico, acompanhamento de estudos, oportunidade e conscientização de classe são o caminho para relações mais humanas.

A Ideia Crua tem o compromisso social de começar a transformação de dentro para fora e é por isso que vamos contratar e acolher esses jovens, após dialogar e conversar com as unidades de MSEs parceiras. Nós já temos os nossos primeiros jovens contratados, que estão atuando com capricho na nossa produção.

Que sigamos sempre juntos transformando o mundo e impactando positivamente a sociedade!